domingo, 20 de fevereiro de 2011

Chinese Democracy 1995: Zakk Wylde quase entrou no Guns

revista Classic Rock apresentou nesta série, ano por ano, um relatório dos bastidores do álbum mais controverso de todos os tempos. As traduções serão publicadas diariamente no Blog!
Compilado por: Lauri Löytökoski
Material adicional: Scott Rowley
Imagem
Zakk Wylde: "Axl me ligou quando nós estávamos gravando o álbumOzzmosis (de Ozzy Osbourne). Eles estavam em meio aos ensaios - fui eu, Slash, Axl, Duff, Matt e Dizzy."
Mas Zakk lembrou: "Nunca havia nenhuma melodia. Nunca havia nenhuma letra de música."
"Eu dizia, 'cara, você já tem alguma letra pronta?'" Wylde disse mais tarde. "E ele respondia, 'cara, tem gente me procesando agora.' Ele ficava as vinte e quatro horas do dia no telefone com seus advogados. Ele meio que ficava nessa, 'eu não vou conseguir escrever nenhuma letra agora - elas seriam todas sobre os processos judiciais que estão rolando.'"
"Então nós ficamos ali tocando por mais de uma semana, nós improvisamos um monte de coisas e dali tiramos umas três ótimas idéias de músicas. Um dos riffs acabou indo parar no primeiro discodo Black Label Society ("Sonic Brew"), na música "The Rose Petalled Garden". O que eu queria tocar, eventualmente, teria sido algo como o Guns sob efeito de esteróides, cara."
Realmente soava mais pesado, mas ninguém tinha certeza de que soava do jeito certo: mais tarde Slash diria que teria soado "comoJudas Priest ou algo do tipo".
A situação com o Guns N' Roses causou um problema entre Zakk e Ozzy Osbourne. Zakk tocou no álbum "Ozzmosis", mas não tinha certeza de que poderia sair em turnê com Ozzy (que já tinha um show de aquecimento agendado para o dia 9 de julho daquele ano e uma turnê iniciando em agosto). No final das contas, Zakk, que não conseguia ter uma resposta clara nem qualquer compromisso por parte do Guns, acabou desistindo da idéia.
"A partir do momento que entram em cena todos aqueles porras de advogados e toda aquela merda...", disse Wylde mais tarde. "Eu encontrei com Axl depois daquilo e perguntei 'mas que porra aconteceu?', e ele me disse: 'bem Zakk, eu fiquei sabendo que você queria dois milhões adiantados e o seu próprio ônibus para a turnê.'"
Slash vai, Izzy volta
O álbum "It's Five O'Clock Somewhere", lançado pelo Slash's Snakepit, foi lançado em 14 de fevereiro e o guitarrista iniciou uma turnê promocional no começo daquele mesmo mês.
Sobre um novo álbum do Guns N' Roses, ele disse aos jornalistas: "nós tocamos juntos um pouco, mas ainda não tem nenhuma música pronta... No momento parece que há uma confusão sobre o que seria 'um bom álbum do Guns'."
"Em abril de 1995", lembra Izzy, "Duff me ligou de novo: 'eu estou tentando escrever umas músicas novas para os caras do Guns. Dá um pulo aqui pra me dar uma força.' Eu disse pra mim mesmo: 'bem, porra, depois de tudo, por que não?' Duff e eu compusemos dez músicas em apenas uma semana. Nós até as gravamos como demos."
Izzy falou à Classic Rock sobre como ele deu uma chegada na casa de Axl naquela época. Axl foi amigável e daí "provavelmente um mês depois, em uma noite ele me ligou e nós acabamos chegando no assunto da minha saída do Guns N' Roses. Eu mostrei pra ele o meu lado da história. Eu disse a ele exatamente o que sentia sobre tudo e o motivo pelo qual eu saí... Mas, quer dizer, ele tinha uma porra de um caderninho de notas. Eu o ouvia pelo telefone (virando as páginas) dizendo, 'bem, ah, você disse em 1982, blá blá blá...' e eu fiquei de cara: 'mas que porra - 1982?' Ele estava levantando um monte de história velha. Eu dei de ombros. Mas essa foi a última vez que eu conversei com ele."
Em 28 de julho Duff e Matt tocaram em um show beneficente no clube Viper Room, em Los Angeles, com Steve Jones dos Sex Pistols e John Taylor do Duran Duran, como "Neurotic Outsiders". Em setembro, graças à demanda do público, eles começaram a tocar semanalmente no mesmo local. Pela forma que o à época recém-sóbrio Duff disse, ele tinha tempo de sobra e "eu cheguei à conclusão de que não queria mais esperar até quatro da manhã para poder ensaiar."
No outono (do hemisfério Norte) o Guns N' Roses começou a ensaiar no estúdio caseiro de Slash com Paul Huge. O que só serviu para piorar as coisas: "essa época foi tão desconfortável e estranha que Duff e eu acabamos nos envolvendo em uma discussão", escreveu Slash, "coisa que nunca tinha acontecido antes no estúdio".
Em 31 de agosto de 1995, Axl mandou uma carta para Slash e Duff anunciando que estava saindo da banda e levando o nome consigo, com base em um acordo firmado em 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário