terça-feira, 9 de agosto de 2011

Nirvana : " Reedição do 'Nevermind' é o fim da linha pro Nirvana" Diz Dave Grohl


Quando o clássico do grunge, ‘Nevermind’ for relançado para celebrar seu vigésimo aniversário em setembro, ele promete levar os fãs literalmente a um novo tipo de Nirvana, com um pacote de extras para fazê-los salivar. Mas, Dave Grohl alerta, as versões deluxe e super deluxe serão o fim da história.
Saindo no dia 26 de setembro, a edição especial terá uma caçambada de material nunca antes lançado, incluindo as demos pré-álbum do produtor Butch Vig, as Smart Studio Sessions, e os Devonshire Mixes, umtake alternativo à versão final do engenheiro Andy Wallace pro disco, mixado por Vig, junto com lados B,Sessões da BBC e faixas ao vivo.
Eu sua mais recente visita ao Reino Unido, Grohl sentou com a revista inglesa NME para relevar os planos para o marco do aniversário.  Fazer com que o pacote tivesse bastante volume foi, ele admite, um baita esforço.
Infelizmente, o Nirvana não teve tempo suficiente para gravar disco após disco após disco de material não-lançado, então tivemos que realmente ir atrás de achar coisas nos baús que se tornaram realmente especiais” ele disse. “Para um fanático pelo Nirvana, as coisas não-lançadas são geralmente uma surpresa bem-vinda naquela vibe ‘colecionador’. Mas nessa altura, eu acho que seja lá quando for que lancemos algo, o que importa é colocar um pouco de luz sobre o legado da banda.”
Duas décadas depois de ‘Nevermind’ ter mudado o cenário musical para sempre, Grohl de cara admite que o disco se tornou algo além da compreensão, até da dele, um homem que tem como profissão comer estádios. “Depois que Kurt morreu e a banda acabou, virou algo a mais, entende? É diferente agora do que era antes, o disco representa algo que por vezes eu não reconheço.
Tendo se reunido ao ex-colega de banda Krist Novoselic para a faixa ‘I Should Have Known’ no atual disco doFoo Fighters, ‘Wasting Light’, Grohl quis diminuir o próprio envolvimento e exaltar o de Novoselic no disco. Ele disse: “Krist Novoselic, acredito eu, é tão arquiteto do som do Nirvana quando Kurt foi, porque Krist tem uma certa mentalidade e estética que são inteiramente Nirvana. Então quando eu penso no Nirvana eu não penso só em Kurt, e eu não penso só em ‘Smells Like Teen Spirit’. A identidade é tão mais profunda do que isso e mais profunda nesse mundo caótico e bizarro pra caralho pelo qual estávamos cercados e morando dentro.

Ao invés disso, Grohl se lembra da banda como um bando de caipiras esquisitões. “O senso de humor que a banda compartilhava, ninguém mais tinha,” ele acrescentou, “e então as pessoas apenas achavam que nós éramos esquisitos. Havia algumas bandas com as quais o Nirvana se identificava, como os caras doMudhoney ou os caras do Frogs ou muitas bandas de Olympia, e Mark Lanegan. Mas era esse tipo realmente bizarro de, vibração caipirice-com-subcultura. Eles dois cresceram em uma cidadela realmente pequena. Então ouví-los falar sobre a infância deles, era uma coisa meio Twin Peaks,era uma porra de cidade no mato. Mas você tem Krist que tinha motivações bem politizadas e daí você tem Kurt que era um artista simplesmente brilhante e isso era um conflito estranho ou uma dicotomia ou seja lá o que fosse. Aquelas duas coisas não deveriam co-existir naturalmente, então quando algo é lançado, geralmente só é autêntico pra mim se vier de Krist Novoselic.”
Ele ainda mantém aquele espírito. Não mudamos tanto como pessoas, muita coisa aconteceu, mas ainda somos as mesmas pessoas. Ele não mudou nada, então ouví-lo falar ou contar histórias sobre o Nirvana, realmente me traz de volta a sensação de estar no grupo, porque aquilo é parte da alma dele.”
O que aconteceu com o Nirvana, é claro, é menos provável do que [o diretor de cinema] David Lynch sonhou para Twin Peaks. Mas olhando de longe, ele está pronto para curtir o momento. “Tínhamos conversado muito sobre o que fazer nesse Setembro próximo para tornar as coisas especiais para os jovens, e você ficaria surpreso com algumas das coisas que ponderamos em fazer,” Grohl solta com seu já característico sorriso, e emenda, “e provavelmente irá atrair muita atenção!
Fonte : Lokaos Show

Nenhum comentário:

Postar um comentário