domingo, 27 de novembro de 2011

Gaahl : "Ver gente feia me deixa num mau humor terrível"

Você se lembra do Gaahl. Ele é aquele norueguês magrelo e cabeludo que aparece no documentário True Norwegian Black Metal, exibido na VBS.tv. Ele era o vocalista do Gorgoroth, uma das bandas mais assustadoras, senão do mundo inteiro, pelo menos da Escandinávia. Ele foi preso algumas vezes por atos violentos e casos de tortura ritualística, e foi condenado em Roma por ninguém menos do que o papa – essas informações já devem servir para refrescar a sua memória. O Gaahl é aquele sujeito que, entre cabeças de carneiro empaladas e modelos crucificadas, urrava para grandes plateias enquanto dezenas de litros de sangue de carneiro escorriam por todos os lados. Ele também foi eleito a Personalidade Gay do Ano de 2010 em Bergen, na Noruega. Ééééééé, esse cara.

Hoje Gaahl é um sujeito reservado, quase refinado. Tempos atrás foi visto admirando um desfile de moda da marca da qual é coproprietário. Sentado na primeira fila, bebericando um vinho italiano bem caro, Gaahl admirava afetuosamente seu namorado Robin Jakobsen, então com 19 anos de idade, cruzar a passarela em criações coloridas e andróginas ao som de uma funky house music de Ibiza. Esse outro lado de Gaahl pareceu interessante para nós, mas, quando marcamos essa entrevista para que ele falasse sobre roupas, não sabíamos ao certo o quão interessante isso seria para ele. Porém, o que encontramos foi a personificação terrena de Balder, o deus nórdico da felicidade e da perfeição. Enquanto três garrafas de um ótimo vinho eram consumidas, tivemos a seguinte conversa.

Você parece estar bem tranquilo, feliz até. De que forma você lida com o lado mais intenso da sua personalidade agora que Gorgoroth acabou?


"Eu tenho o meu método. Noventa por cento da minha expressão artística não transparece para o mundo."

Qual é a visão por trás da Wynjo, a marca que você criou junto com seu ex-namorado Dan DeVero?


"Eu não sou estilista. A ideia foi do Dan, a visão é dele. Dei uma força, uma mão amiga, mas apenas em termos financeiros. Eu funciono mais como um canal para os projetos dos outros. Já faz um tempo que o Dan e eu não conversamos sobre isso. Não é bem o meu mundo. Faz tempo que não vou a um desfile de moda."

Você acredita nesse projeto?


"Com certeza. Ainda vai crescer muito. O Dan é um sujeito talentoso. Ele é muito criativo – às vezes criativo até demais."

De onde veio o nome Wynjo?


"É a palavra nórdica para “o caminho da felicidade e da perfeição”, mas não pode ser traduzida literalmente para a linguagem moderna. Na língua nórdica, felicidade e perfeição representam o mesmo conceito."

Você disse uma vez que “são as roupas que fazem as pessoas”.


"Ver gente feia me deixa num mau humor terrível. Eu sou ranzinza assim mesmo. A estética é importante para mim."

Você quer dizer gente feia com roupas feias?


"A pior coisa que eu vejo por aí são pessoas que saem de calça de moletom. Se você quer fazer parte da sociedade, poderia pelo menos se vestir direito."

Você já viu alguém vestido com um daqueles macacões inteiriços?


"Com certeza quem inventou isso está morrendo de rir nesse exato momento."

Acredito que você prefira a simplicidade.


"Ao remover as camadas supérfluas que existem nas coisas, a expressão fica mais forte, mais vívida. Camuflar algo acrescentando muitos detalhes é um sinal de que não se trata de uma coisa assim tão boa. A simplicidade torna tudo intrinsecamente mais limpo e mais bonito."

Você ainda está falando sobre moda?


"Sim. Eu sempre me vesti com cores básicas, e segui um estilo bem rígido. Desde criança só uso blusas monocromáticas."



Matéria Original : Viceland.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário