sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dead New World - Ill Niño


Se o Ill Niño optou pela sutileza em "Enigma" (08), é com este quinto álbum que a agressividade novamente ocupa um maior espaço. Mesmo assim, "Dead New World" não mostra nenhuma inovação em seu Heavy Metal todo alternativo... O uso balanceado de peso e melodias é um recurso recorrente nos dias de hoje, mas isso mesclado às maravilhosas percussões intrincadas, salsa e música flamenca, tudo com uma abordagem metálica, é o que torna a sonoridade do Ill Niño tão inquietante e exclusiva.
E some aí o desempenho de Cristian, que obtém ótimos resultados com suas vozes limpas, gritos e grunhidos, devidamente amparados por refrões emocionalmente melódicos. Cantando em inglês e (com um pouco de) espanhol, as guerras e religiões continuam como foco em suas letras - temas batidos, mas fazer o que? Nossa condição psicológica continua basicamente a mesma desde que resolvemos descer das árvores...
Faixas como "God Is Only For The Dead", o single obviamente acessível "Against The Wall", "Mi Revolucion" ou “How Could I Believe”, com um dos mais bonitos solos de guitarra oferecidos pela banda, mostram a força do repertório. Mas é a brutal "Killing You, Killing Me" o real destaque e que resume bem o poder de fogo do Ill Niño. Aliás, a única recaída é “Bullet With Butterfly Wings”, gravada pelo Smashing Pumpkins (?), que segue meio similar à original e dividirá opiniões por aí.
Ainda que não seja uma unanimidade, foi "One Nation Underground" (05) que mostrou o grupo atingindo uma maturidade que deixou seus pares lá para trás. E, se essa obra foi relevante para sua discografia, "Dead New World" a supera. Oras, esqueça o Nu Metal, ele morreu bem antes do Heavy Metal (que alguns alegaram que já estava morto, lembram-se?); o Ill Niño aparentemente não se preocupa com rótulos, é apenas uma excelente banda de Rock, alternativa, tribal e moderna, que facilmente atrai a curiosidade de um público bastante amplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário